Pinus Thunbergii





Um novo Pinus.
Escolhi este Thunbergii pela excelente casca que apresenta e pela linha simples mas bonita do tronco.
Não é um exemplar com um tronco possante e grosso mas isso é precisamente o que me atrai nesta árvore, as caracterìsticas masculinas da casca e agulhas junto com uma elegância delicada e feminina.
Algumas pessoas consideram material assim um Bonsai já "feito" mas eu considero esta árvore um pré-Bonsai que precisa de muito trabalho e refinamento para mostrar todo o seu potencial.
O seu Nebari é bom e como já disse a casca é soberba assim como as suas agulhas pequenas direitas e com boa cor, mas esta árvore também tem os seus pontos negativos de momento, que terão de ser resolvidos no futuro, assim por exemplo existem demasiados ramos que escondem pontos interessantes da árvore, a frente e inclinação da árvore não são as melhores, e é urgente abrir a silhueta da árvore para permitir luz e ar no seu interior.
É material que vem do Japão e foi trabalhado e aramado várias vezes como é fácil depreender ao estudar superficialmente este exemplar.
Mas como em todas as árvores anteriormente apresentadas será primeiro necessário um período de adaptação ao nosso clima antes de fazer qualquer trabalho.
Certamente a primeira tarefa a fazer antes da nova brotação será a limpeza de agulhas velhas mesmo sendo fora da temporada normal para este trabalho para um bom desenvolvimento das novas velas.
A sua base tem 8cm, altura 47cm.
Desculpem mas devido à densidade actual da árvore é impossivel mostrar mais da estrutura do tronco e ramos.

Comentários

Mensagens populares